quinta-feira, 21 de março de 2013

UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE




TEXTO: MARCOS 16.16
16 Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado!
INTRODUÇÃO:
1. No Brasil existe uma variedade de opção para diversos produtos. Se você vai comprar um carro existe opção desde os tops de linha até os populares.
2. Nas motos é a mesma coisa; concorrência desde qualidade, até um preço mais em conta como costumamos dizer.
3. Nas bicicletas temos visto muita concorrência. E a antiga superioridade da monark já era.
4. A concorrência é tão grande em nossos dias que existe concorrência até mesmo na quantidade de membros que uma denominação tem, e a outra não.
5. Essa acirrada concorrência nesse setor tem a cada dia crescido. Enquanto que novas opções de “igrejas sensíveis aos interessados têm surgido”.
6. Eu tenho lá as minhas dúvidas quanto a essas questões. Mas uma coisa que eu nunca tenho o direito de ter dúvida é que: Receber o evangelho não é mais uma opção, mas uma questão de vida ou morte.
7. Não é uma opção entre uma marca boa e outra marca boa. É a escolha entre uma eternidade de alegria, e uma eternidade de sofrimento. Existe um desequilíbrio de resultado muito grande entre essas duas escolhas. Receber o evangelho não é uma opção, mas uma questão de vida ou morte.
A QUESTÃO DE VIDA (v.16a).
 “Aquele que crer e for batizado será salvo”.
1.  Que crer. Na literatura clássica pistis era a confiança que um homem podia ter nas pessoas ou nos deuses. Com referência a pessoas essa palavra também significa obedecer.
2. Pistis: como fé em Deus representava a convicção teórica. Enfatizava que a crença era constituída de acordo com esta interpretação.
3. Existia outra palavra que expressava o ato de fé: sustentar, achar, acreditar que. No entanto, pistis era a palavra principal para representar o ato de crer de um indivíduo.
4. Será livre, será salvo. “Salvar, conservar do mal”. O sentido primário que esse verbo expressa é o de livrar de algum perigo que ameaça a vida. Nesse caso o maior perigo que ameaça a vida humana é a condenação eterna.
5. Crer no evangelho é selar uma eternidade de benefícios eternos. Mostradas a nós através de vários textos bíblicos:
6. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" (Colossenses 1.13). "E nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai”.
7. “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.” (Tt 2.11)
8. “Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna”. (Tt 3.7) “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação.” (2Co 5.17)
9. “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.” (Ez 36.26-27)
10. “Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês...” (Rm 8:9)
11. “Arrependam-se e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.” (At 2.38).
“Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus”. (Ef 1.13-14). “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mt 28.20). “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. (1Jo 1.7)
12. “pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; Ele os conduzirá às fontes das águas da vida, e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”. (Ap 7.17).
13. “Ele lhes enxugará dos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada!” (Ap 21.4).
14. Esses são os benefícios de um crer genuíno! Não um crer de acreditar em fatos históricos sobre o cristianismo.
A QUESTÃO DE MORTE (v.16b).
1. Em apocalipse 21.8 temos uma declaração que define muito bem a questão de morte, a qual estamos nos referindo;“quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os adúlteros, os feiticeiros, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre”. ( Ap 21.8).“Todavia, quem não crer será condenado”. Você pode até crer de forma intelectual, ou mesmo de forma puramente religiosa. Como alguns têm feito principalmente nesse período de festa que estamos passando.
2. Pessoas que passam o ano na mais alta depravação de pecado, mas que acham na sexta feira da paixão um bom dia para demonstrar sua crença com auto-flagelação.
3. Essa além de ser uma prática ridícula, não reflete o pensamento de crença bíblico.
5. “Quem porém não crer será condenado”, é uma declaração assustadora. Que transmite uma sentença irrevogável sobre o estado eterno da sua alma no inferno.
6. Em outras palavras, Jesus está dizendo que se você não viver de acordo com as condições de crenças impostas por Ele. Condições essas que são: “Crer que Jesus Cristo morreu na cruz do calvário e ressuscitou ao terceiro dia para lavar-nos dos nossos pecados, e se arrepender dos seus pecados”.
7. Não aceitar isso, não é como escolher entre um carro e outro, entre um sofá, entre uma máquina de lavar, entre uma geladeira, ou até mesmo se você irá ter um filho agora ou não.
8. Não crer nisso significa que o seu destino está selado numa eternidade de sofrimento! Não é uma simples opção! É uma questão de vida ou morte. Crer, ou não crer no evangelho tem implicações serias sobre a sua eternidade, no céu, ou no inferno. E você precisa entender isso.
CONCLUSÃO:
1. Você não tem uma simples opção de estar aqui como um curioso, de viver na igreja como um religioso, de viver sem Cristo esperando outra oportunidade.
2. A salvação não é um item opcional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário