quinta-feira, 21 de março de 2013

SALVAÇÃO PELA GRAÇA



TEXTO: EFÉSIOS 2.8-10
INTRODUÇÃO:
1. Em uma nota de rodapé do livro “Deus é Soberano”. Arthur Pink autor do livro disse que um estimado amigo seu que leu os manuscritos do livro, observou que a graça divina é bem mais do que favor não-merecido.
2. Ele afirmou: “Dar comida a um mendigo que bate a minha porta é um favor não-merecido, mas está longe de ser graça”.
3. Suponha-se, porém, que eu alimentasse esse mendigo faminto depois de ter sido assaltado por ele – isto seria “graça”.
4. Pink conclui que a graça, é um favor demonstrado quando, na realidade, há demérito da parte de quem a recebe.
5. A graça em termos práticos é semelhante à história de um mártir holandês que escapava de seus perseguidores.
6. E quando estava atravessando um rio cuja superfície estava coberta de gelo e, quando chegou ao outro lado, seu perseguidor, que era mais pesado e que vinha alguns metros atrás, se afundou e estava prestes a morrer.
7. O cristão voltou e conseguiu salvar-lhe a vida. O perseguidor agarrou seu salvador e o levou para ser executado.
8. Este é um fiel quadro do que é graça. Principalmente porque esta história tem o poder de nos levar para cruz, onde há graça superabundante.
9. A salvação foi uma dádiva da graça de Deus, e não dependeu das boas ações humanas.  De modo que o cristão deve a sua salvação unicamente a um ato da graça divina.
A GRAÇA É O MOTIVO DA SALVAÇÃO (v.8a)
“pela graça sois salvos”,
1. Ao começar este capítulo, Paulo já descarta qualquer possibilidade do homem ser salvo pelos seus méritos.
2. Ele inicia dizendo que os Efésios estavam mortos nos seus “delitos e pecados”. Essa era a condição de cada um ao nascer. E mais ainda! No verso 2 ele afirma expressamente que os efésios andavam nessa condição “delitos”.
3. No mesmo verso Paulo destaca que essa corrupção acontece devido à ação que o diabo exerce sobre nós.
4. No verso 3 Paulo assevera que naturalmente, quer judeus quer gentios são filhos da ira de Deus. Ira se refere ao juízo de Deus, os filhos da ira são aqueles estão condenados.
5. E no verso 4 ele afirma que “Deus sendo rico em misericórdia”. A misericórdia de Deus é a dádiva dispensada sobre os angustiados. Nesse caso Paulo antes de concluir que a graça é o motivo da salvação, deixe entender que além do pecado deixar o homem morto, o deixa também em total aflição.
6. E com isso, Paulo conclui que definitivamente, nenhum sentimento ou esforço da parte de qualquer ser humano tem valor ou capacidade para influir em sua salvação pessoal.
7. E agora no verso 8, ele descreve seu argumento mais pesado sobre o assunto: “Tn Xáriti”: “Pela” se refere a graça mencionada anteriormente: graça, graciosidade, amabilidade, favor. Essa palavra aparece 155 vezes no NT, das quais 100 em Paulo.
8. Para Paulo a graça é a essência do ato salvifico de Deus mediante Jesus Cristo, que ocorreu em sua morte sacrificial.
9. O emprego que Paulo faz em suas epístolas da palavra “Graça” no início e no fim é mais do que uma expressão cortês. Não é um desejo de boa vontade, mas a Graça de Cristo que conduz a vida.
10. O motivo da salvação é a graça porque o homem não tem condições de ser salvo. A salvação é simplesmente uma dádiva (dom) de Deus. Com isso, Deus declara que não nos deve absolutamente nada.
11. De modo que a salvação não é uma recompensa, mas simplesmente um ato da livre graça de Deus.
12. Desse modo não podemos crer que a escolha Soberana de Deus se resuma num olhar futuro para a vida do pecador. E pronto! Resolvido!
13. Ficamos com a Bíblia e o famoso teólogo Arthur Pink que assevera que “se a graça não se ganha nem se merece, ninguém tem direito a ela. Se a graça é dádiva ninguém pode exigi-la. Visto que a salvação é pela graça, Deus tem o direito de concedê-la a quem ele quiser”.
14. E isso que significa que até mesmo o pior dos pecadores não está fora do alcance da graça de divina.
15. A graça de Deus outorgada por intermédio de Cristo é a razão da salvação. Mas só conseguiremos entender a profundidade da graça de Deus, quando olhamos para o nosso íntimo.
16. A outra palavra gostaríamos de analisar com vocês esta noite é a palavra sõzõ: salvar, conservar do mal, preservar, socorrer. O verbo salvar, assim como o substantivo denota o salvamento e a libertação no sentido de evitar algum perigo que ameaça a vida.
17. O salvamento para os gregos através da palavra “sõzõ”, era o salvamento pelos deuses do panteão grego.
18. Paulo faz uso dessa palavra para dizer que o Deus do céu efetuou o salvamento e a libertação evitando o perigo que ameaça a vida que o pecado trás aos seres humanos.
18. Já o tempo do verbo “Part. perf”. Também é importante para nós. Pois, diferente de uma ação simples o perfeito de uma ação expressa os efeitos de uma ação passada e ainda continuam a existir de uma maneira real.
19. Uma ação de salvação completa por parte de Deus. E isso nos dá a segurança de que pela graça, em Cristo fomos feitos filhos do grande Rei.
A FÉ EM CRISTO É O MEIO DA SALVAÇÃO (v.8b)
“por meio da fé”,
1. O Teólogo Anthony Hoekema diz que: “Fé no Novo Testamento envolve a aceitação do corpo de verdades na base do testemunho dos apóstolos ou de outros que transmitiram esse testemunho, e a fé pessoal em Jesus como Salvador”.
2. Paulo combatia o conceito rabínico de fé como obra meritória. Ele destaca que somos salvos unicamente pela fé independentemente de obras da lei (Rm 3.28).
3. Dià Pistews: “por meio da fé”. A prep. Indica o canal através do qual vem a salvação.
4. Jesus é o único que pode através do seu sangue derramado nos purificar os pecados. Essa é a razão porque ele é o único meio pelo qual Deus executa sua salvação.
5. Se tivessem outros meios, como obras de justiça do homem. Com certeza Deus não teria permitido com que seu Filho padecesse naquela cruz.
6. Quando Cristo estava pendurado na cruz, Deus não estava fazendo isso como um namorado romântico que quer impressionar sua namorada.
7. Cristo foi pendurado naquela rude cruz, porque esse era, e é, a única solução para você ser salvo da condenação do inferno.
8. E a fé nesse ato glorioso é a única forma de nos tornarmos participantes da salvação divina.
9. Em outras passagens bíblicas é declarado, que Cristo é a porta, é o cabeça, é o noivo. Tudo isso com o propósito de indicar que temos a necessidade de fazermos parte do seu corpo.
10. E a fé é nEle é o único meio pelo qual isso pode acontecer. A salvação é uma:
DÁDIVA DIVINA (v.8c)
“e isto não vem de vós, é dom de Deus”;
1. Existe discordâncias quanto a interpretação da prep. “e” e do pronome “isto”. A pergunta é a quem “e isto” se refere. Alguns dizem que se refere à fé. No entanto, existe problemas quanto a essa interpretação devido ao fato de “touto” ser neutro e “fé” “pistis” ser feminina.
2. Kai touto é uma expressão enfática adverbial que realça a força da clausula precedente. Podendo ser traduzida como “e isso, preste atenção”.
3. O que Paulo tencionava dizer é que a salvação é pela graça mediante fé (e isso salvação pela graça mediante a fé) não é uma obra humana, mas um dom de Deus. Nesse caso a fé é incluída como sendo um dom de Deus.
4. A palavra Dõron: Dádiva, dom, presente. Na literatura extra-bíblica “dom” significa um presente de cortesia.
5. Em Hebreus 12.2 o autor afirma que Jesus é o Autor e Consumador da Fé. A palavra traduzida como “Autor” é archergon que significa Originador ou Fundador”.
6. Neste caso mais uma vez Paulo é enfático quanto à salvação humana. Seus argumentos todos são traçados baseados na pessoa divina que outorgou a salvação aos seres humanos.
7. Tem pessoas que não gostam muito dessa doutrina porque a princípio ela humilha os homens, ela destrói toda a pré-potência que existe no coração humano.
8. Mas quando você olha a salvação como um presente de Deus, existirá mais certeza em seu coração.
9. Porque ela é um presente que não depende de você merecer ou não. Mas unicamente de Deus. A salvação é unicamente pela graça, por isso:
NÃO DEPENDE DE BOAS AÇÕES HUMANAS (v.9-10).
1. A única coisa que o homem poderia fazer está descartado! Nenhuma pessoa humana pode merecer a salvação mediante bom comportamento ou a “observância da Lei”.
2. Essa forma legalista de compreender a salvação, ou mesmo o processo de santificação (separação das garras ideológicas do sistema mundial para uma vida de acordo com a direção do Espírito Santo), é sistematicamente condenada nas Escrituras (Rm 3.20,28).
3. Portanto, ninguém pode se orgulhar da salvação como se houvesse conquistado uma medalha de honra ao mérito ou sido aprovado em um exame.
4. O ser humano somente é capaz de realizar “boas obras” de acordo com a perspectiva de Deus e real valor celestial depois de ser transformado em “nova criação” (a expressão grega original tem o sentido de “uma nova obra de arte”), por meio do Espírito Santo de Cristo.
5. As Escrituras conferem toda a glória a Deus por haver planejado o ser humano e seu desenvolvimento santo em sociedade.
CONCLUSÃO:
1. Há algum tempo os fabricantes de gás perplexos, sem saber o que fazer com o resíduo de alcatrão em seus depósitos.
2. Até então, não se conhecia substância mais inútil e repugnante, mas a química veio com seu poder transformador e agora existem mais de trinta e seis artigos vendáveis que se obtêm dessa substância negra, suja e viscosa, como por exemplo, óleos, sais, corantes e perfumes.
3. Você come um doce gostoso então sabe que aquele gostoso e delicioso doce provém do alcatrão. Você compra em uma perfumaria um vidro de água de rosas, nem imagina que ao invés de aquela fragrância vir da França, vem da retorta suja do gás.
4. A graça de Deus é uma química moral, que transforma os pecadores mais sujos em aroma suave da glória de Deus.
5. A graça de Deus é uma química moral, que transforma os mais inúteis dos pecadores no bom gosto do evangelho.
6. A graça de Deus é uma química moral, que transforma os mais sombrios dos pecadores, em mais alvos do que a neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário