quinta-feira, 21 de março de 2013

A ESSÊNCIA DA FÉ CRISTÃ



TEXTO: HEBREUS 11
INTRODUÇÃO:
1. Durante aproximadamente mil e duzentos anos (entre o ano 400 e 1600 d.C.), esse verdadeiro tratado teológico aos hebreus (judeus) foi chamado de “Epístola de Paulo aos Hebreus”, muito embora a igreja primitiva nunca houvesse lhe atribuído tal autoria. Orígenes, um dos pais da igreja do terceiro século costumava dizer: “somente Deus sabe quem escreveu Hebreus”.
2. Com a Reforma, com análises exegéticas mais aprofundadas começaram a ser implementadas; e com as grandiosas descobertas bíblico-arqueológicas, ocorridas especialmente nos séculos XIX e XX, concordou-se entre os biblistas de todo o mundo que o mais correto seria manter o mistério da autoria de hebreus.
3. Desde a igreja primitiva, e na época dos pais da igreja, já havia uma inquietação em relação a esse assunto. Tertuliano, por volta do ano 200 d.C., chega a se referir a esse livro como “uma epístola aos hebreus com o nome de Barnabé”.
4. Já na Reforma, foi Martinho Lutero que ao dedicar-se à exegese dos manuscritos gregos que dispunha, sugeriu a autoria de Apolo.
5. Esses autores propostos são, de fato, grandes possibilidades, além de Silas, Clemente de Roma e o casal Áquila e Priscila. Essa é uma coisa muito difícil para entendermos, mas o propósito do livro é muito claro.
6. E o seu tema central é a supremacia e suficiência de Cristo, completando e ultrapassando em muito a revelação preliminar e limitada concedida aos homens por meio do Antigo Testamento. E dEle depende a nossa fé.
7. Fé é a certeza de que receberemos aquilo que esperamos, embora não possamos ver. A fé nem sempre receberá a sua recompensa neste mundo. Isso é facilmente visto em seu:
CONCEITO (v.1-3).
1. A expressão grega original hupostasis significa um tipo de “certeza concreta”, uma “confiança sem espaço para dúvida”.
2. A palavra tem uma série de conotações e usos: essência, substância ou fundamento, garantia, atestação, documentos que atestam ou dão evidência de propriedade.
3. A fé é como uma “declaração escrita e oficial” em relação às promessas de Deus, das quais a vida e obra de Jesus Cristo, o Messias, é a maior e melhor.
4. A fé substancia a realidade de Deus. Por mais que a humanidade avance nas ciências, a melhor resposta para a criação do Universo e o cotidiano de cada um de nós provém da fé que possuímos em Deus. A fé em Deus não pode dar espaço à incredulidade, pois ela:
NÃO PODE AGRADAR A DEUS (v.6).
1. Perguntaram certa vez para uma ex-primeira ministra de Israel se ela cria em Deus: ela respondeu “os judeus crêem em Deus, e eu creio nos judeus”.
2. Isso denomina-se fé na fé, e não fé em um Soberano Senhor do Universo que recompensa aqueles que possuem fé genuína nEle.
3. A fé que agrada a Deus é a fé em sua pessoa, santa e suprema. A fé em qualquer ser ou objeto é apenas uma expressão de força de vontade humana ou uma inocente crendice.
4. O autor explica o motivo porque sem fé é impossível agradar a Deus. A razão é porque existe a necessidade daquele que se aproxima creia que Deus é (real), e (recompensa) aquele que têm fé na sua Pessoa.
5. A palavra que Ele é “Necessário”: se refere à fala de uma necessidade lógica e imperativa.
6. Para o autor Sagrado é lógico para aquele que se aproxima de Deus crer que Ele existe e recompensa aqueles que o buscam.
7. Isso é expressado através da palavra “buscar, procurar”: ekzêtéõ: com a prep. Prefixada parece sempre denotar que a pessoa que procura “acha”, ou, pelo menos, esgota todas as suas forças e poderes de investigação. A Fé nem sempre verá:
A CONCRETIZAÇÃO DAQUILO QUE ESPERA (v.13-14,16,26, 39-40).
1. O que destaca todos esses heróis citados foi o ato de fé de cada um, alguns creram e receberam a recompensa almejada. Outros apenas em parte.
2. No entanto, todos tiveram algo em comum, morreram sem alcançar as promessas de uma morada eterna na presença de Deus.
3. Todos tinham algo em comum, morreram crendo que aquilo que Deus promete aos crêem em seu Nome não está limitado a esta breve vida.
4. As promessas de Deus adquiridas por nós através da fé são eternas, mesmo que elas não se cumpram nesta vida.
5. O (v.13) afirma que “Eles saudaram-nas de longe, como as pessoas a bordo de um navio contemplam os amigos em terra e tentam reconhecê-los, ou eles saúdam o cumprimento que ainda está longe como um peregrino que vê sua cidade natal surgindo na linha do horizonte.
6. Peregrinos: era usada a LXX e nos papiros para denotar as pessoas que se estabeleciam em um local específico apenas por pouco tempo.
7. Por meio de sua fé eles não morreram pra Deus e são renovados e vivem eternamente (Mc12.26,27).
8. Nem todos os heróis da fé experimentaram completo triunfo de suas ações em vida. Contudo, absolutamente todos receberam a bênção e o galardão divino, e ouvirão da boca do Senhor, juntamente com muitos cristãos: “As boas vindas ao Reino eterno de Deus” (Mt 25.21).
9. O grande e pleno cumprimento das promessas de Deus, tanto para os antigos heróis da fé, quanto para nós, encontra-se na pessoa e obra de Jesus Cristo, que é a “ressurreição e a vida” (Jo 11.25,26). A fé verdadeira:
ENCORAJA (v.34).
1. O autor de Hebreus tem em mente todos os grandes heróis da fé, e muitos outros homens e mulheres de Deus, porém se vê limitado ao tempo e espaço para comentar sobre todos neste livro.
2. Mesmo assim, cita resumidamente: Daniel (Dn 6.22), Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, Elias (1Rs 19); Eliseu (2Rs 6.31), Jeremias (Jr 36.19,26); Gideão (Jz 6.15); Jônatas, e tantos outros (1Sm 14.6).
3. Referência à mulher de Serepta (1Rs 17.17-24), ao ocorrido com a mulher sunamita (2Rs 4.8-36) e aos muitos servos de Deus que não se sujeitaram às pressões de reis, governantes arbitrários, exércitos e do próprio sistema mundial; mas preferiram entregar suas vidas aos torturadores e à morte, a fim de herdarem dignamente a vida eterna e as recompensas celestiais.
4. A expressão grega original, aqui traduzida por “martirizados”, significa literalmente “esticados e açoitados até a morte”.
F.T. A fé verdadeira:
NÃO GARANTE UMA VIDA TRANQUILA NESTE MUNDO (v.36-38).
1. Uma das frases mais desencorajadoras é a que em meio ao sofrimento, você ouve de alguém: “as coisas são assim mesmo, ou se contente com isso, pois tem gente que não tem nem isso”.
2. Pra quem quer encorajar alguém, eu não acho muito bom você começar assim. Mas, é exatamente isso que a Bíblia fala aqui acerca da fé.
3. Vocês estão sofrendo? A fé é exatamente isso! Vocês estão sendo perseguidos? A fé não garante a ausência de sofrimento, e olhem outros que depositaram a fé em Deus sofreram também, e talvez tiveram um sofrimento maior que o de vocês.
4. Homens de Deus como Zacarias, filho do sacerdote Joiada, e Isaías (serrado ao meio por ordem de Manassés, segundo a tradição histórica), que foram mortos por declararem a verdade. No século II a.C., a maioria dos macabeus deram suas vidas por causa de Deus.
5. Moisés é considerado um dos maiores líderes de todos os tempos por sua perseverança em guiar seu povo através do deserto, por 40 anos, sem tirar os olhos da fé de Cristo (o Messias). Ele pôde ver o invisível, e permaneceu fiel ao Senhor (At 7.30).
6. Deus mandou que Moisés transferisse a liderança do povo de Israel para o jovem Josué, homem de fé, cujo primeiro grande desafio, a conquista da terra prometida, foi vencido exclusivamente pelo poder da fé no Senhor, sem uma única batalha (Js 6).
7. Raabe, mesmo após haver abraçado a fé em Deus, continuou a carregar o estigma de ter sido prostituta (Js 2.8-11; 6.22-25). Entretanto, sua vida deve ser vista como um exemplo da grandiosidade da graça do Senhor, capaz de redimir absolutamente qualquer pecador, e elevá-lo à dignidade eterna (Tg 2.25).
8. Raabe, crente no Senhor, casou-se com Salmom e foi mãe de Boaz, ancestral de Davi, que é incluído na genealogia de Jesus Cristo (Mt 1.5).
CONCLUSÃO:
1. Perguntaram a um certo viajante admiráveis certos edifícios. Ele respondeu que não, pois acabava de chegar de Roma, onde tinha visto muitas construções melhores.
2. Dessa mesma forma o crente em Cristo quando tentado com os panoramas do mundo deveria desprezá-los já que, por meio da contemplação, você tem estado no céu e pode, pela fé, ver as coisas melhores a cada instante do dia. “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1João 4.4).
3. O autor de Hebreus inspirado por Deus escreveu tudo isso, para dizer aqueles irmãos sofridos, que quem possui fé na Pessoa de Cristo passará por momentos difíceis.
4. Ele escreveu para dizer-nos que a fé em Cristo, não nos deixa isentos de sofrimentos neste mundo.
5. A grande prova disso foram os grandes exemplos do passado dos grandes homens de Deus.
6. Mas, o fator fé opera um grande milagre aqui neste mundo. A fé nos garante desde já o passaporte para as delícias eternas, de um reino eterno, e cheio de alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário