segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O EVANGELHO DE JUDAS: Uma Ameaça a Fé Cristã?

O EVANGELHO DE JUDAS
Uma Ameaça a Fé Cristã?
Numa quinta feira, 23 de dezembro de 2010, apareceu no Conexão Reporte, um programa do SBT, apresentado por Roberto Cabrini uma notícia que segundo esse apresentador poderia abalar as bases da fé cristã. Isso porque o evangelho de Judas foi encontrado, e apresenta questões reveladoras que os outros evangelhos não relatam, afirmou ele. Como o caso de Judas ser o discípulo mais chegado de Jesus, e acabou por receber ensinamentos secretos. Sendo o principal na contribuição da crucificação de Jesus, algo que faria com que Judas brilhasse mais do que os outros discípulos, e com isso teria a sua história manchada pelos apóstolos, através da oposição deles.
O apóstolo João foi descrito como o que mais criou essa falsa imagem de Judas, ao fazer algumas afirmações que os outros evangelhos não fazem. Como as firmações de Judas ser um ladrão, que sempre estava a roubar o dinheiro das ofertas. Acredito que não demorará muito para alguém afirmar que João estava enciumado, ou disputando o amor de Jesus com Judas. A razão disso é que boa parte desses estudiosos são ateus, e com isso estão mais preocupados em fazer pesquisas com fins pré-determinados. E para chegar a esse fim usam até mesmo a própria Bíblia para satisfazer os seus desejos; pois foi isso que aconteceu.
O evangelho de Marcos foi usado como base para defender Judas, porque esse é o evangelho mais antigo, escrito por volta dos anos 50-60 A.D. E que segundo os pesquisadores não apresenta Judas com essa visão negativa que foi sendo construída com o tempo. Isso foi o que eles disseram; mas quando lemos Marcos não é isso que encontramos. Marcos afirma ser Judas um traidor  no capítulo 14.42-43: “Levantai-vos, vamo-nos; eis que é chegado aquele que me trai. 43 E logo, enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes, dos escribas e dos anciãos. O verso 44 do mesmo capítulo destaca ainda: “Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o e levai-o com segurança”.
Por sua vez, diferente do que foi afirmado no Conexão Reporte, Atos que foi escrito em uma data próxima da escrita de Marcos, destaca as palavras de Pedro sobre Judas (1.15-20). E não traz nenhuma visão positiva sobre ele. Muito pelo contrário, descreve de forma bem clara o peso do pecado de Judas, como que para cumprir uma profecia. Destacar esse fato é importante porque é bem provável que Pedro esteve por trás da composição do evangelho de Marcos.
Os “estudiosos” entrevistados pelo Conexão Reporte também dataram o manuscrito que contém esse evangelho como sendo do século III, afirmando dessa forma sua autenticidade. Mas o que temos aqui é apenas um manuscrito histórico, e não uma descoberta que abale as bases da fé cristã. Sobretudo porque existe a possibilidade desse documento ter sido escrito bem depois da era apostólica pelo gnosticismo, um movimento que tinha como base, julgar-se sabedor de fatos mais profundos sobre coisas espirituais através do conhecimento. No entanto, mesmo que esse evangelho tenha sido escrito na época dos apóstolos, existe uma grande probabilidade do apóstolo João o ter conhecido, e por isso ele foi tão enfático em afirmar as falcatruas do falso apóstolo desde o início, para livrar a igreja da heresia que poderosamente estava se aproximando dos fieis seguidores de Jesus. Se for para acreditar em possibilidades, preferimos ficar com essa possibilidade. Do que crer em pessoas que omitem verdades para credenciar suas pesquisas, e outros para ganhar ibope. Especialmente porque apenas um livro não pode colocar em descrédito todos os livros bíblicos que asseguram ser Judas um traidor.
Crer em algumas afirmações dessa pesquisa, é acreditar em um Jesus contraditório, ou até mesmo um Cristo mentiroso, pois ele mesmo afirmou conforme descrito em Mateus 26. 21-25. E mais precisamente o versículo 24 que Judas não era um herói, e sim um traidor: “Em verdade o Filho do homem vai, conforme está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traído! bom seria para esse homem se não houvera nascido”. Será que após falar que Judas se destacaria, Jesus mudou de idéia? Obviamente que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário